• Facebook Black Round
  • Twitter Black Round
  • Instagram - Black Circle
  • Blogger - Black Circle

© 2016 por Estação das Letras e Cores Editora Ltda.

VEM AÍ

SEM CAPA

ERGONOMIA, USABILIDADE E CONFORTO NA MODA: METODOLOGIA OIKOS

Com textos de vários autores, este livro trata dos aspectos conceituais, subjetivos e físicos do conforto no que se refere ao vestuário. Ao tratar do design e da emoção como temas significativos para o setor de moda, considera que a roupa não cumpre apenas a função de cobrir,mas é um sistema que interage dinamicamente com o corpo, tendo
um papel muito importante na percepção de bem-estar fisiológico e psicológico por parte de quem a usa.
Tendo em vista que, no desenvolvimento de projetos que envolvem produtos de moda e vestuário, a ergonomia e a usabilidade ainda não são consideradas variáveis primordiais, o livro ressalta a relevância de ambas na avaliação do conforto. Além disso, aponta a necessidade de uma metodologia que, levando em conta essas variáveis, permita que a obtenção de conforto no uso desses produtos seja efetiva. Nesse sentido, aborda as contribuições de métodos como o design thinking, a metodologia Oikos, o processo de design e o modelo ModThink.
A metodologia Oikos tem destaque na maioria dos capítulos, que trazem uma análise de sua aplicação em diferentes contextos, que vão,por exemplo, do meio acadêmico, como instrumento de ensino e aprendizagem, ao processo de modelagem na confecção industrial eàs especificidades do vestuário destinado a pessoas em situações de desastres naturais. Os textos mostram a importância e a efetividade dessa metodologia para a avaliação de produtos de moda e vestuário,o que abre a possibilidade de que, num futuro próximo, o setor venhaa adotá-la como um instrumento de auditoria para certificação de ergonomia e usabilidade, nos mesmos moldes da ISO 9000.
O trabalho do designer de moda no que diz respeito às modalida desde conforto (psicossocial, sensorial, termofisiológico, fisiológico e ergonômico), a confluência de design e emoção no setor de moda popular e o conforto e a usabilidade e m tecnologias vestíveis(wearables) são outros assuntos abordados neste livro, que traz uma contribuição indispensável para os profissionais da área.