_____

 

          Neusa Figueiredo Mei

Nasceu em 21 de julho de 1926, na fazenda Rio Verde, um engenho de cana de açúcar, na cidade de Guará, Estado de São Paulo. A sua paixão pelas plantas começa com o nascimento – primeiro alimento: mamadeira com açúcar mascavo e hortelã.

Estudou no internato Colégio Sagrado Coração de Jesus na cidade de Jardinópolis. Formou-se em: professora primária – pré-primária, pedagogia, Artes práticas.

Casou-se com José Mei Filho, em 1947, quando foi residir em Orlândia, Estado de São Paulo, onde nasceu seu primeiro filho, José. Um ano após mudou-se para a cidade vizinha Nupo­ranga, e aí reside desde então.

Nasceram seus outros três filhos: Antônio, Maria José e Aris­tides Luís. É avó de 7 netos e tem 3 bisnetas.

Exerceu o magistério por trinta e um anos, como professora pré-primária e sete anos em ginásio de Nuporanga e Sales de Oliveira, onde lecionou Artes práticas.

Sempre incentivou o amor às plantas e ervas, postulando que o contato com a natureza ajuda no desenvolvimento do ser humano. Com as crianças do pré-primário, arborizou o pátio destinado à classe infantil que depois foi cultivado pelas turmas seguintes de modo a incentivar a comunicação com as plantas. Defende a expansão dos estudos universitários fitoterápicos no Brasil, dada à riqueza de nossa flora que muito pode contribuir para tratamentos da saúde com produtos naturais.

Este livro que a ocupou durante a última década é uma sis­tematização de seus saberes que vieram de sua prática diária com as plantas do quintal, que como ela nomeia são as plantas do nosso quintal, pois quem bate à sua porta sai com a planta e o seu uso medicamentoso. Também, não poucas vezes, leva ainda a muda para, com atenção, cuidar do seu bem estar para melhor viver.

Autora do livro : As Plantas de Nosso Quintal