MÁRCIA MELO

Márcia Merlo é Doutora, Mestre em Ciências Sociais – Antropologia, Bacharelado e Licenciatura Plena em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Líder do Grupo de Pesquisa Museu da Indumentária e da Moda: pesquisa e desenvolvimento de um museu digital do Diretório de Grupos de Pesquisa do IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus). Coordena o projeto de Museu (Digital) da Indumentária e da Moda - MIMo, fruto do projeto de pesquisa Design, Memória e Cultura: experiências museológicas no meio digital e dos grupos de estudos Design, Memória & Sociedade e Cotidiano e Design. É idealizadora e organizadora do Seminário Moda Documenta, e, a partir de 2014, lança o Congresso Internacional de Memória, Design e Moda e os Diálogos com MIMo. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa Fotografia: Arte, Design e Comunicação - FADEC - UFRJ. Leciona no curso de Relações Internacionais da FASM, onde atua como pesquisadora na Linha de Pesquisa Direitos Humanos do LAI (Laboratório de Análise Internacional) e nos cursos de pós-graduação lato sensu Negócios da Moda: Gestão, Marca e Coleção; Criação de Imagem e Styling de Moda e do curso de extensão: Coolhunting - reconhecimento de padrões e estratégias do SENAC-SP e da pós-graduação lato sensu Comunicação e Cultura de Moda da Belas Artes. Sua pesquisa envolve os seguintes temas: cultura e sociedade; design e cultura; cultura material; cultura brasileira; museus e museologia; memória e história; teoria, história e crítica do design; teorias da moda; metodologia e projeto de pesquisa; teoria antropológica; antropologia do consumo; antropologia das populações afro-brasileiras; fundamentos da sociologia; sociologia das relações internacionais; etnias e relações internacionais; etnografia urbana.

 

Livros:

Memórias e Museus

Museus e Moda: Acervos, metodologia e processos curatoriais

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