ANA PAULA DE MIRANDA

Ana Paula de Miranda é administradora pela Universidade de Pernambuco (UPE), mestre em administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) com dissertação em comportamento de consumo de moda, doutora em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (FEA-USP) com tese em consumo de marcas de moda. Atuou como pesquisadora convidada do Departamento de Negócios da Moda da Manchester Metropolitan University (Reino Unido). Faz pós-doutorado em Cultura de Consumo no Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPEAD-UFRJ).  Foi diretora da Modus MKT&Semiótica com clientes internacionais, como Lolita (Uruguai), Trista (México), Allegri (Itália) e nacionais, como Santana Textiles, Fiat Automóveis, Banco do Brasil, Instituto Brasileiro de Gemas e Metais, Dryzun Joalheiros, Marcatto, Walter Rodrigues, Ronaldo Fraga, Lucy in the Sky entre outros. Professora das disciplinas Moda e Consumo e Moda e Cinema no curso de Design do CAA-UFPE onde é líder do G-COMO - Grupo de Estudos de Consumo de Moda. Implementou, coordenou e foi professora do curso sequencial em Varejo de Moda, da graduação em Design e do MBA em Moda e professora do Mestrado em Gestão Empresarial nas disciplinas de Teoria de Consumo e Sistema de Moda da Faculdade Boa Viagem (FBV). Foi professora da graduação em Negócios de Moda e da pós-graduação lato sensu em Jornalismo de Moda e Estilo de Vida e da especialização em Cultura de Moda da Universidade Anhembi Morumbi (UAM), bem como da pós-graduação Criação de Imagem e Styling de Moda do SENAC-SP. Possui trabalhos publicados em congressos e encontros (Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, Espanha, Venezuela, Peru, Itália e Estados Unidos) na edição brasileira da revista Fashion Theory, no International Journal of Marketing Studies, na Diálogos com a Economia Criativa, na Pragmatizes e na revista dObra[s]. Autora de um capítulo do livro 46 livros de moda que você não pode deixar de ler e do livro 10 anos de Colóquio de Moda; coautora do livro Moda é comunicação: experiências, memórias, vínculos. Faz parte da diretoria da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (Abepem) onde participa das comissões científicas do Colóquio de Moda e foi coordenadora dos Grupos de Trabalho nas temáticas Marketing, Negócios de Moda, Moda e Comunicação e Consumo de Moda desde a 3ª edição do evento. Participa da comissão científica do Congresso Internacional de Moda e Design (CIMODE) e do Seminário Internacional de Estudos e Pesquisas em Consumo (SIEP - Consumo). Avaliadora do Eixo Temático Cultura de Consumo do Encontro Nacional dos Programas de Pós-graduação em Administração (ENANPAD). Como é possível notar pela sua biografia, Ana Paula é obcecada por entender os porquês do consumo e da moda.

 

Livro: 

Consumo de moda - a relação pessoa-objeto 

Consumo de Ativismo

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© 2016 por Estação das Letras e Cores Editora Ltda.