top of page

NIZIA VILLAÇA

Nízia Villaça é Professora Titular Emérita da Escola de Comunicação da UFRJ; possui pós-doutorado em Antropologia Cultural – Sorbonne, Paris V; é pesquisadora I do CNPq, recebeu a bolsa Cientista do Nosso Estado, da FAPERJ; possui longa produção de artigos para a França (país no qual mantém parcerias), Portugal, Venezuela, Estados Unidos e Argentina; é diretora do Grupo ETHOS: Comunicação, Comportamento, Corpo e Moda. Produziu diversos livros e ensaios, entre os quais: Paradoxos do pós-moderno; sujeito & ficção (UFRJ, 1996); Em pauta: corpo, globalização e novas tecnologias (Mauad, 1999); Impresso ou eletrônico? Um trajeto de leitura (Mauad, 2002); Mixologias: comunicação e o consumo da cultura (Estação das Letras e Cores, 2010); A edição do corpo: tecnociência, artes e moda, 2ª.  edição (Estação das Letras e Cores, 2011); A periferia pop na Idade Mídia (Estação das Letras e Cores, 2011). Entre os livros organizados e escritos em parceria estão: Em nome do corpo (Rocco, 1998), com Fred Góes; Nas fronteiras do contemporâneo: território, identidade, arte, moda, corpo e mídia (Mauad, 2001), com Fred Góes; Plugados na moda e O novo luxo (ambos pela Anhembi Morumbi, 2006) com Kathia Castilho; Que corpo é esse? Novas perspectivas, 2ª. edição (Mauad, 2012), com Fred Góes e Ester Kosovski.

 

Livros:
Mixologias: consumo cultural e dinâmicas identitárias 

A edição do corpo: tecnociência, artes e moda 

A periferia Pop na Idade Mídia

Em nome do corpo

O Consumo da Cultura: Comunicação e Performance

bottom of page